Bertrand Editora lança um dos grandes clássicos da literatura.

Bertrand Editora lança um dos grandes clássicos da literatura: Sensibilidade e Bom Senso, de Jane Austen

 No ano em que se assinala o bicentenário da morte da escritora britânica Jane Austen, considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX, a Bertrand Editora lança a obra Sensibilidade e Bom Senso, inserida na sua coleção de literatura juvenil. O livro chegou às livrarias na sexta-feira, dia 3 de março.
Lançado originalmente em 1811 e tendo sido escrito sob o pseudónimo de “A Lady”, Sensibilidade e Bom Senso foi o primeiro romance de Jane Austen a ser publicado. Apesar de já se terem passado mais de 200 anos desde que foi publicado pela primeira vez, este é um livro que se mantém intemporal e que permanece como uma das leituras de referência entre os jovens, mas, sobretudo, entre aqueles que apreciam um bom romance. Dois séculos depois da sua morte, a obra de Jane Austen continua a ser objecto de estudo no meio académico.
Sensibilidade e Bom Senso é de uma elevada qualidade literária, sendo a sua principal característica a análise de reações e reflexões da alma humana. Uma obra que conjuga o humor com a crítica social, estando enquadrada no seu contexto histórico: Inglaterra na viragem do século XVIII para o século XIX.
Apesar das diferenças temporais, as protagonistas – Elinor e Marianne Dashwood – são adolescentes que vivem muitos dos mesmos dilemas que as adolescentes atuais. Sensibilidade e Bom Senso já foi, inclusivamente, adaptado ao cinema com as  atrizes Emma Thompson e Kate Winslet a interpretarem as personagens principais.