O novo livro de Gonçalo M. Tavares

Uma Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado é o primeiro livro do universo das Mitologias, universo de ficção em que Gonçalo M. Tavares recoloca o humano e a história numa dimensão mitológica, que distorce para mostrar melhor e que, recorrendo ao universo narrativo da oralidade e do fantástico, explora brilhantemente aquilo que é a natureza humana.

Picture1

‘Este é o primeiro livro de um mundo a que eu chamo de Mitologias.  As personagens que aqui aparecem estarão presentes noutros livros; outras personagens serão também centrais nesses outros livros. Será um mundo extenso, e com uma lógica própria. Vejo-o como um mundo paralelo ao do Reino (dos livros Um homem: Klaus Klump, A Máquina de Joseph Walser, Jerusalém, Aprender a rezar na era da técnica) um mundo paralelo que se encontra num lugar imaginário.
É um mundo narrativo acelerado. Em que a acção avança arrastando as personagens. A acção transforma-se no destino, e as personagens meio míticas, meio disformes, são arrastadas por esse destino. Não há explicações nem causas muito concretas para os acontecimentos. A narrativa avança com a energia do contador de histórias que não quer ficar pelos limites da realidade.’ (Gonçalo M. Tavares)