Junho 07

Etiquetas

‘Descansar, a razão pela qual conseguimos fazer mais quando trabalhamos menos’

pipocas-3-685x1024-685x675

Para a maioria das pessoas, o excesso de trabalho tornou-se a norma. Muitas vezes, descansar significa passar os serões em frente da televisão ou gastar longas horas nas redes sociais. Mas nunca chegamos realmente a recarregar as nossas baterias. Quantas vezes olhamos para o trabalho e para o descanso como realidades opostas? E se, na verdade, eles fossem os parceiros fundamentais para uma vida mais produtiva e equilibrada?

Em Descansar, o consultor de Silicon Valley, Alex Soojung-Kim Pang, mostra-nos uma forma de sermos mais produtivos e de nos sentirmos mais realizados em todos os domínios das nossas vidas.

 

 

 

942664_600209999996645_270150919_n.jpg

 

Trabalhar melhor não significa passar mais horas a trabalhar. Significa trabalhar menos e descansar mais. Quer seja com a ajuda de pequenas sestas diárias, como fazia Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, ou a passar uma semana sozinho numa cabana, como Bill Gates, ou ainda a dar longos passeios a pé ou a jogar um jogo, o «repouso intencional» é a chave para conseguirmos fazer mais e melhor. Recorrendo a exemplos fornecidos pela neurociência e por escritores, pintores e pensadores, Descansar está repleto de sugestões para aproveitarmos ao máximo o nosso tempo de repouso: desde as horas de sono aos nossos passatempos e às férias. Está na hora de mudar a forma como trabalhamos, descansamos e nos divertimos.

 

escovas-de-dentes.jpg

Descansar mostra-nos um novo itinerário para encontrarmos uma energia e uma inspiração renovadas, e para fazermos mais trabalhando menos. Um dos principais cientistas de Silicon Valley demonstra que o sucesso não requer horas de trabalho mais longas e duras, exige antes que se trabalhe menos.

401799_600157243335254_1636002526_n.jpg

«Alex Pang derruba a perniciosa, mas sagrada, crença cultural de que quanto maior o número de horas de trabalho árduo, mais bem-sucedidos seremos. Neste livro, Pang mostra, de forma calma e meticulosa, como estamos enganados. E como o trabalho melhor e mais criativo, e as vidas mais plenas de significado e alegria, se baseiam na capacidade, não de um esforço exagerado, mas de um repouso intencional e no tempo dedicado à reflexão. Um livro sobre as regras que é preciso mudar num mundo velho e cansado.»
Brigid Schulte, jornalista do Washington Post e autora de Overwhelmed

«Alex Pang defende que devemos tratar o trabalho e o repouso como iguais. No seu novo livro, fascinante, bem fundamentado e de fácil leitura, o Dr. Pang apresenta um excelente argumento a favor da importância crucial do repouso nas nossas vidas. Ficamos a perceber como e por que razão devemos descansar de uma forma completamente nova, depois de lermos este livro.»
Wendy Suzuki, professora na Universidade de Nova Iorque e autora de Healthy Brain, Happy Life: A Personal Program to Activate Your Brain and Do Everything Better