Junho 08

Etiquetas

O livro preferido do ator Albano Jerónimo

Picture2

Esta semana, Albano Jerónimo, revelou à SIC qual o seu livro preferido. O ator escolheu um livro que inspirou a peça que criou para ser exibida esta semana, no Teatro D. Maria, em Lisboa: Agamémnon Vim do Supermercado e Dei Porrada ao Meu Filho e Outras Peças, de Rodrigo Garcia.

440x

Pensou-se durante anos que os textos que Rodrigo Garcia escreve para os espectáculos que cria seriam textos de circunstância de um autor-de-palco. Mas as muitas montagens que foram sendo feitas nomeadamente em França e em Portugal revelam que é autor de um teatro intenso, literário, uma apóstrofe vital, uma imprecação. A ler e a fazer.

Agamemnon. Volví del supermercado e le di una paliza a mi hijo estreou em Setembro de 2003 em Gibellina, na Sicília, com direcção do autor. A presente tradução estreou em Portugal a 21 de Abril de 2011, no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), numa encenação de John Romão, com interpretação de Gonçalo Waddington e a participação das crianças Alexandre Pires, Henrique Pires e Martim Barbeiro. Uma produção do Colectivo 84 / Penetrarte.

Picture3.png

Veja o vídeo aqui.