Julho 24

Etiquetas

Escute o seu coração

20187595_1854988314516981_1672076593_n

 

O amor talvez seja uma das emoções humanas mais complexas, mas também possivelmente a mais importante. Há muitas teorias diferentes relativas ao amor e, se por um lado os psicólogos concordam que o amor é uma emoção humana fundamental, por outro lado ainda têm incertezas acerca de como e por que razão acontece. Atualmente, há quatro teorias básicas que tentam explicar o amor, o vínculo emocional e o gostar.

(…)

AMOR APAIXONADO E AMOR COMPANHEIRO, de ELAINE HATFIELD

A psicóloga Elaine Hatfield afirmou que existem apenas duas formas de amor: amor apaixonado e amor companheiro.

Amor apaixonado: sentimentos de intensa excitação sexual, atração, afeto, emoção e uma forte necessidade de estar um com o outro. O amor apaixonado tem a tendência para ter curta duração, de seis a trinta meses, mas pode transformar-se em amor companheiro.

Amor companheiro: sentimentos de vínculo, respeito, confiança, afeição e compromisso. O amor companheiro dura mais tempo do que o amor apaixonado.

 

Hatfield também fez a distinção entre amor recíproco, ou correspondido, que leva a sentimentos de exaltação e satisfação, e amor não recíproco, que leva a sentimentos de desespero e desesperança. Ela afirmou que existem determinados fatores essenciais para a existência do amor apaixonado e do amor companheiro. Estes são:

Momento certo: quando um indivíduo está recetivo ao amor e se apaixona.

Semelhança: uma pessoa tem tendência para se apaixonar por alguém semelhante.

Estilos de vínculo inicial: relações profundas e duradouras são muitas vezes o resultado da existência de um vínculo forte entre as pessoas, enquanto as pessoas que se apaixonam e desapaixonam com frequência normalmente não têm um vínculo forte.

 

 

OS SEIS ESTILOS DE AMOR, de JOHN LEE

John Lee afirmou que os diferentes estilos de amor eram semelhantes às secções da roda das cores. Tal como uma roda das cores tem três cores primárias, Lee defendia que o amor podia ser subdividido em três estilos básicos primários.

Eros: amar uma pessoa ideal física e emocionalmente.

Ludos: tipo de amor vivenciado como um jogo ou uma conquista (pode resultar em muitos parceiros ao mesmo tempo).

Storge: amor que deriva de uma amizade de longa data.

 

Tal como as cores primárias da roda das cores podem ser combinadas e criar cores complementares, o mesmo pode acontecer com os estilos de amor primários. O resultado são os três estilos de amor secundários.

Mania: uma combinação do Eros com o Ludos, a mania é um estilo de amor obsessivo. Inclui altos e baixos emocionais, ciúmes e sentimentos muito possessivos.

Pragma: uma combinação do Ludos com o Storge, o Pragma é um amor que é pragmático. Os amantes aceitam a situação com esperança de alcançar o seu objetivo final. As expetativas da relação são vistas de um ponto de vista prático e realista.

Ágape: uma combinação do Eros com o Storge, o Ágape é um amor abrangente e altruísta.

(…)

440x (2)

in Psicologia – Tudo o que Precisa de Saber, de Paul Kleinman
Curso intensivo para desvendar a mente humana