Agosto 07

Torta de chocolate com framboesas e mel

Picture1

Esta torta tem tantos antioxidantes – presentes no cacau cru ou nas framboesas frescas – e gorduras saudáveis, como o óleo de coco, que não se sentirá culpado por ceder a esta delícia de chocolate. Como leva uma boa quantidade de farinha de amêndoa, cujo teor de ácidos gordos ómega 6 é bastante elevado, e também mel, esta é uma receita para ocasiões especiais.

Ingredientes

10 DOSES
1/2 cháv. de chá de cacau cru em pó (também pode usar cacau em pó normal)
3/4 de cháv. de chá de mel puro
3/4 de cháv. de chá de óleo de coco (derretido) + um pouco para untar
30 ml de vinho do Porto ou de xerez seco
1/2 cháv. de chá de água
4 ovos (gemas e claras separadas)
2 cháv. de chá de farinha de amêndoa
1/2 cháv. de chá de framboesas (descongeladas ou frescas)
1 c. de chá de fermento em pó sem glúten
uma pitada de sal
framboesas frescas e coco seco para guarnecer

Preparação

Pré-aqueça o forno a 170 °C. Pincele com óleo de coco derretido uma forma com cerca de 22 cm de diâmetro, para untar levemente, e forre as laterais com papel vegetal.
Misture numa tigela o cacau em pó, o mel, o óleo de coco, o vinho do Porto e a água, mexendo até ligar tudo.
Noutra tigela, mexa as gemas durante alguns minutos, até o creme engrossar e ficar brilhante. Envolva a mistura de cacau, a farinha de amêndoa e as framboesas. Peneire o
fermento ou polvilhe-o sobre a massa (evitando deitá-lo de uma só vez), de modo a espalhá-lo uniformemente.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal até formar picos suaves. Com uma colher, envolva parte das claras na massa até a mistura ficar homogénea; envolva
o resto das claras até ligar também.
Deite a massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos; verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de o espetar no bolo. Retire-o do forno e deixe-o arrefecer na forma.
Quando tiver arrefecido, desenforme o bolo para um prato de servir e guarneça com framboesas frescas ou coco seco. Sirva com uma dose generosa de natas-de-coco ou natas espessas.

 

Pode substituir o cacau cru em pó por chocolate preto derretido e o mel por folha de stevia ou xarope de coco, ajustando a quantidade à intensidade do adoçante.

 

440x (2)
Receita retirada do Livro de Receitas Paleo , de Irena Macri