Novembro 29

Etiquetas

Ana Teresa Pereira vence Prémio Oceanos

53d0ab7cb3b7e7d16d984684e959a92d

 

‘Foi com o romance Karen, editado em Julho de 2016 pela Relógio de Água, que a escritora portuguesa Ana Teresa Pereira ficou em primeiro lugar no Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa.

 

karen

Nos 15 anos de história do prémio, que era o antigo prémio Portugal Telecom e só em 2015 se passou a chamar Oceanos, esta é a primeira vez que o livro de uma escritora é escolhido como primeiro entre os vencedores do prémio, cujo valor é de 100 mil reais (26 mil euros), explicam em comunicado.

Em segundo lugar, ficou o escritor brasileiro Silviano Santiago, autor do romance Machado, que receberá um prémio de 60 mil reais (15 mil euros). O livro de poemas Golpe de Teatro, do português Helder Moura Pereira, ficou em terceiro lugar e o seu autor receberá  40 mil reais (10 mil euros).

Fechando a lista, o quarto lugar foi atribuído excepcionalmente a dois livros: Anunciações, da poeta portuguesa Maria Teresa Horta, e Simpatia pelo Demônio, do romancista brasileiro Bernardo Carvalho, que dividirão o prémio de 30 mil reais (cerca de 8 mil euros). No comunicado enviado pelo Itaú Cultural é explicado que “essa dupla premiação se deveu a sucessivos empates entre as obras durante o processo de votação – o que levou a curadoria, com base no regulamento, a decidir que o mais justo seria considerar ambos os livros merecedores da quarta colocação”.’

 

Foto e notícia publicadas no Jornal Público