Julho 27

Etiquetas

Bitcoin – tudo o que precisa de saber sobre o mundo das criptomoedas

Bitcoin-1

Se nunca ouviu falar de Bitcoin está na hora de recuperar o tempo perdido. Atualmente na imprensa portuguesa publicam-se mais de 30 notícias por dia sobre Bitcoin e criptomoedas. Mais de 25 milhões de pessoas por todo mundo já têm “carteiras” de criptomoedas. Uma em cada três pessoas da geração Millenium possuirá Bitcoin até ao final de 2018. Em 2017 “bitcoin” foi o segundo tema mais pesquisado no Google. É provavelmente a invenção mais importante desde a criação da Internet, e o seu impacto no mundo será de igual modo revolucionário.

Em 2008, em plena crise financeira, Satoshi Nakamoto, alguém cuja identidade permanece desconhecida até hoje, teve uma ideia que mudou o mundo. Enquanto os bancos ruíam um após outro e obrigavam os governos a injeções de muitos milhões de euros, nascia a Bitcoin. Uma moeda eletrónica inovadora, global, sem fronteiras, sem intermediários e que não pode ser controlada por nenhuma pessoa ou instituição.

 

As criptomoedas deixaram de ser uma utopia e hoje servem de base a uma nova economia, financiam milhares de empresas pelo mundo, e o seu valor já atinge mais de 400 mil milhões de euros. As maiores empresas do mundo estão a investir milhões de euros na criação de projetos na blockchain. A Bitcoin é muito mais do que um investimento financeiro especulativo.

 

E é neste contexto que surge ‘Bitcoin – Tudo o que precisa de saber sobre o mundo das criptomoedas.‘, de António Vilaça Pacheco. Neste livro, aprenderá o que é a Bitcoin, como funciona e o que pode fazer por si. Aprenderá os primeiros passos para a obter e como guardá-la de forma segura. Como comprar, trocar, investir e gastar Bitcoin ou outras criptomoedas. Aprenderá também o que é a blockchain e quais as criptomoedas mais importantes.

 

 

bitcoin

 

 

Deixamos-lhe ‘um cheirinho’ do que poderá encontrar neste livro:

 

O QUE É A BITCOIN?
A Bitcoin é uma versão de dinheiro eletrónico, puramente peer-to-peer, que permite fazer pagamentos online de uma parte para outra parte, sem passar por uma instituição financeira ou nenhum outro intermediário.
O seu caráter revolucionário advém do facto de excluir uma ‘terceira entidade’ de representar qualquer papel numa transação monetária. Sejam elas governos, bancos ou outras instituições financeiras que autorizem ou desempenhem algum papel nesta transferência de valor.

 

O QUE PRECISA PARA TER BITCOIN?
A Bitcoin é um sistema 100% democrático. Para ter Bitcoin basta saber fazer meia dúzia de coisas básicas, ao alcance de qualquer pessoa que consiga clicar num mouse (rato). São necessárias coisas simples como: fazer download de um ficheiro ou decorar uma password.
Há várias formas de obter Bitcoin. Pode comprar a uma pessoa ou pode comprar a um Exchange. Mas para comprar Bitcoin com dinheiro Fiat (euros, dólares ou outra moeda comum) terá sempre que comprar de uma destas formas.

O QUE É A BLOCKCHAIN?

Blockchain is a Chain of Blocks. Que é o mesmo que dizer que a ‘Blockchain é uma Cadeia de Blocos.’
A Blockchain não foi criada com a Bitcoin. Ela foi criada originalmente em 1991 com o intuito de ter informação organizada de forma sequencial para nos impedir de alterar documentos ou acontecimentos atribuindo-lhes uma data anterior. No contexto das cripotomoedas, a sua forma original foi adaptada por Satoshi Nakamoto em 2009 para funcionar como ‘distributed ledger’, ou seja, numa tradução bastante linear, funcionar como um Livro Razão distribuído e público.

2016-01-04-1451880335-5503640-thedailyhabitsofsupremelyhappypeople-thumb.jpg

António Vilaça Pacheco nasceu em Lisboa em 1977. O seu primeiro traço de empreendedor terá sido quando, aos 15 anos, se juntou com um amigo para se informarem acerca dos apoios comunitários nos anos 90, de forma a abrirem a sua empresa. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas com especialização em Auditoria, e integrou uma multinacional na área de seguros. Pouco tempo depois dedicou-se a tempo inteiro à sua primeira empresa editorial, na qual trabalhou 13 anos.

Criou 4 empresas, vendeu 2 e é fundador e editor da Editora Self, proprietário do Cowork da Praia e de uma empresa na área do turismo. O seu gosto pelo investimento e empreendedorismo tem estado sempre presente no seu trabalho editorial, através da publicação de livros de referência nessa área. É sócio-fundador de uma empresa na área das criptomoedas e dá formação sobre Bitcoin e criptomoedas.

Fã de pensadores disruptivos, procura sempre aprender e estar atualizado sobre tecnologias ou projetos ambiciosos que possam mudar o mundo para melhor. Como investidor em criptomoedas começou por percorrer as principais fontes de informação sobre o tema. Já como investigador, dedicou-se à leitura de inúmeros livros, frequenta meetups, conferências internacionais e assistiu à primeira conferência nacional sobre blockchain e criptomoedas.

Entrevistou igualmente alguns dos principais programadores core de criptomoedas, bem como empresários envolvidos na criação de startups e ICO’s de criptomoedas em vários pontos do mundo. É também criador do primeiro podcast português sobre Bitcoin e criptomoedas.

Viajar é um dos seus vícios. Já visitou mais de 25 países, sendo um apaixonado pela Ásia. “As viagens trouxeram algumas das melhores aprendizagens que tive na vida.”