Outubro 24

Descubra qual é o livro preferido dos americanos

TGAR_1910x1080.100books

Chegou ontem ao fim a série The Great American Read, da rede televisiva americana PBS, que tinha como objetivo determinar qual o livro preferido dos americanos. Depois de um primeiro inquérito, feito a nível nacional e que seleccionou 100 nomeados, a série convidou os espectadores a partilhar testemunhos sobre os seus eleitos, fez entrevistas a autores de renome, que partilharam os seus livros preferidos, e apresentou os 100 nomeados, em 8 episódios de uma hora, que foram sendo exibidos ao longo de todo o Verão.

Como critérios de selecção, cada autor podia ter apenas um título nomeado (de modo a manter a lista diversificada); e os livros que fizessem parte de sagas (como, por exemplo, Harry Potter, Senhor dos Anéis), contavam apenas como uma entrada elegível na lista. Os livros podiam ser de qualquer parte do mundo, desde que estivessem publicados em inglês e fossem de ficção.

Chegada a votação ao fim, os americanos escolheram como livro preferido: “Mataram a Cotovia” (no original, To Kill a Mockingbird) de Harper Lee.

Resultado de imagem para harper lee

O clássico americano, vencedor do Prémio Pulitzer em 1961, passa-se durante a Grande Depressão e fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista, numa pequena cidade imaginária do Alabama.

Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando-os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus, vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal.
Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

No top 5 ficaram ainda a saga Outlander de Diana Gabaldon, a saga de J.K. Rowling, Harry PotterOrgulho e Preconceito, de Jane Austen e Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Os resultados podem ser consultados aqui.