Dumplings chineses com molho agridoce picante

ReceitaIngredientes:

1 c. de sopa de óleo de sésamo

3 c. de sopa de óleo de amendoim

150 g de cogumelos shiitake, finamente picados

2 cebolos, finamente picados

2 dentes de alho, descascados e esmagados

1 pedaço de gengibre (2,5 cm), descascado e ralado

100 g de castanhas -de -água de lata, escorridas e picadas finamente

75 g de rebentos de bambu, escorridos e picados finamente

uma mão -cheia de coentros, picados finamente

25 a 28 folhas de massa wonton

farinha de milho, para polvilhar

flor de sal

Para o molho de acompanhamento:

2 c. de sopa de molho de soja 1 c. de sopa de vinagre de arroz 1 c. de sopa de açúcar em pó ½ c. de sopa de malagueta seca, finamente picada

Tempo de preparação 45 minutos / Doses 4-6

Modo de preparação: Aqueça o óleo de sésamo e 1 c. de sopa do óleo de amendoim numa frigideira e salteie os cogumelos durante 5 minutos, até amaciarem. Acrescente o cebolo, o alho e o gengibre, e continue a cozinhar durante mais 5 minutos. Transfira para uma taça e acrescente as castanhas -de -água, os rebentos de bambu e os coentros. Tempere com sal e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos.

Para fazer os dumplings, disponha as folhas de wonton numa superfície de trabalho limpa e cubra -as com um pano humedecido, para evitar que sequem. Polvilhe um tabuleiro com um pouco de farinha de milho e, ao lado, coloque uma pequena taça com água. Coloque 1 c. de chá do recheio no centro de uma folha, pincele os bordos com um pouco de água e, em seguida, dobre a folha ao meio, cobrindo o recheio e formando uma meia -lua. Aperte o rebordo, e forme pregas, para selar. Disponha cada dumpling com a base para o lado no tabuleiro polvilhado com farinha. Repita com os ingredientes restantes. Deverá obter 25 a 28 unidades.

Numa frigideira anti aderente grande, em lume forte, aqueça as 2 c. de sopa remanescentes de óleo de amendoim e acrescente os dumplings, com a base para baixo, numa única camada. Reduza o lume para a intensidade média e frite durante 2 minutos, ou até as partes de baixo ficarem douradas.

Verta cerca de 1 cm de água na frigideira, deixe que ferva e, depois, tape e baixe o lume para médio -brando. Permita que fervilhe durante 6 a 8 minutos, ou até o líquido se ter evaporado quase na totalidade (se ele reduzir demasiado depressa, junte um pouco mais de água a meio da cozedura). Retire a tampa e frite por mais 1 minuto, até as partes de baixo estarem estaladiças.

Junte todos os ingredientes do molho e sirva -o com os dumplings.

Versão flexível: Troque os cogumelos shiitake pela mesma quantidade de carne de porco ou de frango picada e, depois, cozinhe como descrito acima.

in Vegetariano em Part-Time , de Jo Pratt

veg.jpg