‘Pequenos Delírios Domésticos’ vence o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

350x (1)O Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco”, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (C. M. Vila Nova de Famalicão), destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português ou de país africano de expressão portuguesa. Este ano, o vencedor foi Ana Margarida de Carvalho com o livro Pequenos Delírios Domésticos, tendo sido comunicado pela APE a “unanimidade do júri constituído por Cândido Oliveira Martins, Fernando Batista e Isabel Cristina Mateus”.

Ana Margarida de Carvalho é conhecida como romancista. Com Que Importa a Fúria do Mar e Não Se Pode Morar nos Olhos de Um Gato, venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 2013 e 2017. Este seu primeiro livro de contos evidencia o seu talento para a narrativa breve.

“A minha infância é um esgoto atravancado de detritos. A minha infância tem cheiro a fumo nos cabelos e cinzas debaixo das unhas. Um cansaço granítico, uma velhice súbita nos pés. Não sei se estou dentro ou fora, se saí de ti, se entrei em ti, desconheço-te tão bem quanto te conheço.”

Ana Margarida Carvalho, Pequenos Delírios Domésticos