Um amor para toda a vida | Romeu e Julieta

coração2

Quem são?

Romeu e Julieta são as personagens principais de uma das mais importantes obras de William Shakespeare, poeta e dramaturgo nascido em 1564, considerado o mais influente autor da língua inglesa. Apesar da peça de Shakespeare, estreada em 1595, ser a mais prestigiada, o enredo de Romeu e Julieta é baseado num conto do escritor e historiador italiano Luigi da Porto. Este foi, posteriormente, traduzido para verso, por Arthur Brooke, em A Trágica História de Romeu e Julieta  (1562), e retomado, em prosa, por William Painter em Palácio do Prazer (1582) – obras em que Shakespeare se baseou.

Qual a sua história ?

A peça de Shakespeare começa com: “Duas famílias notáveis da linda Verona, onde a história se passa, transformam em guerra as desavenças antigas, manchando de sangue as suas mãos. E do seio destas duas famílias inimigas, nascem dois amantes predestinados”. Romeu e Julieta são filhos de famílias rivais  – os Capuleto e os Montéquio – que se envolviam constantemente em lutas. Romeu, filho de Montéquio, tentava manter-se afastado das intrigas, contudo acaba por alimentar essa rivalidade quando, ao ir disfarçado a um baile de máscaras em casa da família Capuleto, se apaixona por Julieta sem saber que ela é filha do inimigo. Arriscando as suas vidas e a relação com as suas famílias, os dois casam-se em segredo; contudo, após um desenrolar de tragédias que persegue os jovens amantes, Romeu é banido de Verona e condenado a separar-se de Julieta para sempre. Numa última tentativa de combater o malfadado destino, Julieta finge a sua própria morte tomando gotas para dormir, com a intenção de escapar para viver com o seu amor. Mas Romeu não recebe notícias deste plano, como deveria ter acontecido, e acredita que Julieta realmente morreu. A história termina com Romeu a tomar a sua própria vida, ao ver o corpo adormecido de Julieta, e Julieta que, ao acordar e deparar-se com o corpo jazido de Romeu, se suicida, a seu lado.

O que torna o seu amor especial?

A história do amor de Romeu e Julieta, embora marcada pela tragédia, é uma das mais importantes histórias de amor da literatura, tendo sido adaptada e representada inúmeras vezes ao longo dos séculos. É uma história sobre amor e ódio e o modo como ambos podem ditar as nossas vidas, e uma história sobre o destino e os sacrifícios que se fazem em nome do amor. Impedidos de estar juntos em vida, Romeu e Julieta unem-se na eternidade e, ao terminarem a rivalidade das duas famílias com a sua morte, mostram como o amor é sempre mais forte.

 

Um amor imortalizado em páginas

 

1. Romeu e Julieta, William Shakespeare

2. Romeu e Julieta – Contado tipo aos jovens

 

imagem-2-a-reconciliacao-dos-montecchios-e-capuletos-diante-da-morte-de-romeu-e-julieta.-frederic-leighton-1855