Frittata de batata, chouriço, cebola caramelizada e azeitonas pretas

Page-4-Image-4

 

A dieta paleo é cada vez mais apreciada entre nós: praticamente isenta de glúten, grãos, açúcar processado e lactose, é uma das dietas mais saudáveis e que resulta claramente num maior bem-estar.

Irena Macri, blogger e autora do bestseller internacional Livro de Receitas Paleo, é conhecida pela sua abordagem original ao regime paleo e pelas suas receitas nutritivas, surpreendentes e saborosas. Na sugestão que hoje partilhamos consigo, apresenta-nos a deliciosa frittata, uma omelete cujas origens remontam a Itália,  comparada por Macri “à pizza do mundo paleo, pelas dezenas de variedades que podemos escolher”.

Delicie-se com esta alternativa, rica em nutrientes e ideal para uma refeição saudável.

 

image

INGREDIENTES

500 g de batata branca (escovada) sem casca e cortada ao meio;
1 c. de chá de óleo de coco;
200 g de chouriço suave, fatiado;
1 cebola amarela grande, cortada em
quartos e laminada;
4 c. de sopa de azeite;
2 dentes de alho finamente picados;
12 azeitonas pretas semidesidratadas ou azeitonas espanholas, descaroçadas e picadas;
6 ovos;
sal marinho;
pimenta preta moída;
salsa picada para servir.

 

 

 

 

MODO DE PREPARAÇÃO

Ponha a batata numa panela pequena, cubra com água fria e leve ao lume. Deixe levantar fervura e cozer, destapada, durante 10 minutos. Escorra a batata, passe por água fria e fatie finamente.

Na etapa anterior, enquanto a batata coze, aqueça em lume médio o óleo de coco numa frigideira funda. Adicione o chouriço e frite durante 2 a 3 minutos de cada lado, até tostar. Transfira o chouriço para um prato e reserve a gordura e os sucos na frigideira. Quando o chouriço tiver arrefecido, corte-o em cubos grosseiros.

Adicione a cebola e o azeite à frigideira e salteie em lume médio-baixo por 5 a 7 minutos, mexendo algumas vezes, até amaciar e dourar. Junte o alho, a batata fatiada, as azeitonas picadas e o chouriço; mexa tudo.

Numa tigela, bata os ovos, temperados com uma pitada generosa de sal marinho e um pouco de pimenta preta. Deite sobre a batata e rode a panela para espalhar uniformemente a mistura. Tape a frigideira e deixe cozinhar em lume médio durante 3 a
4 minutos, até estar cozido por dentro. Transfira rapidamente a panela para o forno, sob o grelhador preaquecido, durante mais 3 minutos, até dourar por cima. Polvilhe com salsa picada para servir.

 

Dica: Se desejar uma versão vegetariana, é só omitir o chouriço. Pode também usar salsicha corrente ou mesmo um pouco de salame em vez do chouriço. Se precisar de evitar as solanáceas, substitua a batata branca por batata-doce.

 

in Novas Receitas Paleopor Irena Macri