Maio 17

Dia Internacional dos Museus de Norte a Sul do País

Assinalam-se este fim-de-semana o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus.

Criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus pretende promover uma reflexão sobre o papel dos museus, encorajando a participação da sociedade. Este ano, a data tem como tema “Os Museus como Plataformas Culturais: O Futuro da Tradição”. Já a Noite dos Museus, é uma iniciativa criada em 2005, pelo Ministério Francês, à qual Portugal aderiu posteriormente. 

Em Portugal, estão previstas centenas de atividades, com entradas gratuitas, por todo o país. Desde espetáculos de teatro e dança, concertos, cinema, lançamento de livros, visitas guiadas e encenadas – saiba quais são os espaços a aderir à iniciativa. 

foto: o templário
Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento | 18 de maio

Às 16h00, haverá uma edição da visita temática “A Bordo”, na qual poderá descobrir alguns dos detalhes e segredos de locomotivas, carruagens e salões emblemáticos da coleção do Museu. A participação é gratuita, limitada aos primeiros 20 participantes inscritos.

Entre as 14h00 e as 16h00, poderá acompanhar uma sessão de restauro da Automotora Nohab 0111. A marcação da visita pode ser feita na receção do Museu ou através dos contactos habituais.

Durante todo o dia, estarão em funcionamento os quadriciclos e o mini-comboio, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Museu Nacional Grão Vasco, Viseu | 18 de maio

Às 15h30 e às 16h00 estão agendadas visitas guiadas às exposições do museu feitas em Língua Gestual Portuguesa.  

Às 17h00, far-se-á ouvir o Concerto Ensemble Visifluti, das Flautas do Conservatório Regional de Música de Viseu. À noite, é ainda possível aproveitar as classes de violino e flauta. 

Entre as 21h00 e as 23h00, desenrolar-se-á um programa com música, personagens históricas e muita arte, denominado “Aparece para Ver, Ouvir e Jogar”.

Contacto para informações: 232 422 049

foto: pcp
FORTALEZA DE PENICHE, PENICHE| 18 E 19 DE MAIO

Entre 17 e 19 de maio, terá lugar, na Fortaleza de Peniche, futuro Museu Nacional da Resistência e Liberdade – que participa pela primeira vez nestas celebrações -, uma feira do livro integrada na programação do Dia Internacional dos Museus. Todos os títulos estarão abrangidos por descontos de 20% a 40%.

No sábado, está prevista uma apresentação do museu, às 12:00h, seguida de visitas temáticas às exposições (via Diário de Notícias).

foto: cartuxa
FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA, ÉVORA | 18 DE MAIO

Às 18h00, há uma visita guiada à exposição WAH!, com o curador José Alberto Ferreira. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

Às 19h00, haverá um concerto com Diana Combo no Centro de Arte e Cultura, no Jardim Tardoz. A entrada é livre.

Por último, às 21h30, está prevista uma visita guiada ao Paço de São Miguel, última residência da família Eugénio de Almeida. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

Museu Nacional de faro, faro | 18 de maio

O público poderá visitar gratuitamente o mosaico romano do Deus Oceano ou a exposição de Carlos Porfírio, que junta obras conhecidas do artista com as de Almeida Negreiros, Santa Rita Pintor ou Eduardo Viana.

Às 19h00, as comemorações continuam com uma performance musical do pianista Armando Mota. O espectáculo é pago e as incrições são limitadas.

Às 21h30, tem início o espectáculo dos Kilavra e, às 22h30, o concerto da vocalista e violinista russa IAN. Ambos com entrada gratuita.

OUTRAS INICIATIVAS:

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 10h00, haverá um espetáculo de circo, seguido de um debate para pais e filhos, subordinado ao tema “Artistas, artistas mulheres, o que é que isso interessa e outras questões importantes”. Saiba mais sobre estas e outras atividades aqui.

O Museu da Água, em parceria com o Amoreiras 360º Panoramic View, assinala a Noite Internacional dos Museus, este sábado, 18, com um roteiro especial, guiado por uma personagem da História de Portugal. El Rei D. João V, O Magnânimo, conduz o passeio com partida no Aqueduto das Águas Livres, onde fará uma introdução histórica, para depois levar os visitantes até ao miradouro do Amoreiras, a 174 metros de altura do nível do mar, e observar a cidade. 

No sábado, dia 18, a Galeria de Biodiversidade, no Centro de Ciência Viva, no Porto, propõe uma visita guiada noturna guiada, para celebrar a diversidade de seres vivos do planeta Terra, descobrindo, ao mesmo tempo, a sua importância na manutenção do equilíbrio da vida. As inscrições são gratuitas e feitas através do e-mail galeria@mhnc.up.pt.

Em Santa Maria da Feira, o Museu do Papel Terras de Santa Maria celebra a Noite Europeia dos Museus com a performance “E se fôssemos papel?”, com direção artística de Helena Oliveira, interpretada por um grupo de artistas não profissionais, da comunidade. Saiba mais aqui.

Conheça estas e outras atividadades no site oficial, promovido pela Direção-Geral do Património Cultural.