Bertrand apoia Concurso Nacional de Leitura

A cidade de Braga recebeu, este sábado, no Altice Forum Braga, a final da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), com a presença de alunos de todo o país.

O objetivo central do CNL é estimular o gosto e os hábitos de leitura. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário, e é promovido pelo Plano Nacional de Leitura.

Na edição de 2019, inscreveram-se cerca de duas mil escolas, nacionais e estrangeiras, com 3.500 alunos, que leram o total de mil obras literárias, tendo o concurso englobado quatro fases: a escolar, a municipal, a intermunicipal e a nacional.

À prova de palco, a última enquadrada dentro da fase nacional, apresentaram-se 20 alunos apurados, para fazerem a leitura expressiva de um excerto do livro que escolheram para apresentar em palco. No final, para cada ciclo de ensino, foram atribuídos o 1.º, 2.º e 3.º lugares e duas menções honrosas.

Fotos: PNL

A Bertrand Livreiros foi uma das entidades que apoiou este projeto, que contou também com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões – Cooperação da Língua, a Direcção-Geral de Administração Escolar, entre outros.

Segundo a vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Brás Dias, “Braga provou que tem um compromisso para com a leitura e com o querer saber ler“.

Confira os vencedores do concurso e outras informações relativas ao Concurso Nacional de Leitura aqui.