Os 5 livros recomendados por Bill Gates para este Verão

Os leitores do blogue Gates Notes já estão habituados às recomendações literárias do fundador da Microsoft, Bill Gates. Como já tem sido habitual, o empresário partilhou a lista de livros ideal para este Verão. 

Antes de começarmos, no entanto, fica o aviso: nenhuma destas obras é, segundo Gates, uma leitura leve

Upheaval, de Jared Diamond

Segundo Bill Gates, o livro explora a forma como as sociedades reagem em tempos de crise. Através de vários casos de estudo, Diamond mostra de que forma as nações conseguem lidar com desafios como guerras civis, ameaças estrangeiras e outros problemas. “Pode parecer um bocadinho deprimente, mas acabei este livro ainda mais otimista com a nossa habilidade para resolver todo o tipo de contratempos”, acrescenta o magnata americano.

Jared Diamond venceu o Prémio Pulitzer em 1997, com o livro Armas, Genes e Aço.  Todos os seus livros abordam temas pertinentes para a sociedade contemporânea, como a antropologia, ecologia, geografia e biologia.

Nine Pints, de Rose George

O título alude ao volume de sangue que existe em cada adulto. “Se fica incomodado com sangue, este livro provavelmente não é para si”, avisa Gates. “Se, no entanto, é como eu e acha que é um assunto fascinante, vai gostar dele”

Através do olhar de Rose George, jornalista britânica, descobrimos uma série de factos interessantes sobre o fluído vital que corre no nosso corpo. São nove histórias que percorrem o mundo inteiro, desde a forma como as mulheres lidam com a menstruação no Nepal até à quinta de sanguessugas revolucionária no País de Gales.

A Gentleman in Moscow, de Amor Towles

Amor Towles parece andar nas bocas do mundo e Gates sente que finalmente se juntou ao clube, depois de o seu cunhado lhe ter oferecido o mais recente livro do escritor americano.

Por causa de um poema, um tribunal bolchevique condena um conde a prisão domiciliária, ficando retido no sumptuoso Hotel Metropol. É uma história divertida, inteligente e optimista, diz Bill Gates. 

Presidents of War, de Michael Beschloss

Se gosta de ler sobre a Guerra do Vietname (1955-1975), este livro é para si.  Bill Gates garante que, no final da sua leitura, acabou por descobrir muito mais também acerca de outros conflitos centrais, que decorreram entre o final do séc. XIX até à década de 1970, nos Estados Unidos.

Beschloss, através da sua escrita, “permite que o leitor retire lições importantes e transversais sobre liderança presidencial”.

The Future of Capitalism, de Paul Collier

Um diagnóstico franco sobre as principais falhas do capitalismo, através das palavras de um dos economistas mais reconhecidos no mundo, Paul Collier.

Bill Gates afirma que não concorda com tudo o que o autor descreve no seu livro, por considerar que “a sua análise do problema é melhor que as soluções propostas”. Ainda assim, o empresário acredita que este transmite uma perspetiva intuitiva sobre o caminho que o capitalismo vai seguir.

Assista ao vídeo com as últimas recomendações de Bill Gates para este verão:
Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa