Julho 03

Tags

5 Curiosidades sobre Franz Kafka

Franz Kafka nasceu há 136 anos, em Praga. Estudou Direito, tendo depois ido trabalhar numa companhia de seguros, algo que o deixava insatisfeito. Era obcecado pelo corpo e, mesmo nos invernos rigorosos de Praga, dormia de janela aberta.

É muitas vezes considerado um dos maiores pensadores do século XX e a sua obra, muito centrada no existencialismo, inspira escritores de todo o mundo. Partilhamos consigo algumas curiosidades sobre o autor checo.

1. Mudou de emprego para ter mais tempo para escrever

Depois de concluir o curso de Direito, Kafka começou a trabalhar numa seguradora, com um horário das oito da manhã às seis da tarde. O horário aborrecia-o porque, assim, restava-lhe pouco tempo para escrever.

Um ano depois, decidiu mudar de empresa e optou por um novo emprego, em que terminava a jornada de trabalho às 14 horas e assim podia aproveitar o tempo livre para escrever.

2. Kafka era vegetariano

Não só por motivos éticos mas também por se preocupar com a saúde, Kafka era vegetariano. Uma vez, terá visto um peixe num aquário e disse: “Agora posso olhar para ti em paz; já não te como”.

3. Viveu sozinho pela primeira vez aos 31 anos

Kafka era o mais velho de seis irmãos, mas os dois irmãos morreram antes de o autor fazer 7 anos.  Ellie e Valli, duas das três irmãs de Kafka, saíram de casa após casarem.

Em 1913, a família mudou-se para um apartamento maior. Depois do início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, as irmãs não sabiam onde os maridos estavam a servir como militares e, por isso, voltaram a para casa da família. Foi assim que o escritor acabou, aos 31 anos, por se mudar para o antigo apartamento da irmã e passou a viver sozinho pela primeira vez.