Biblioterapia | “Momentos Estelares da Humanidade”

biblioterapia_bertrand

Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada. 

Para aqueles que desconhecem a história universal, que sofrem de baixos índices de leitura por suposta falta de tempo. Para os que têm fome de cultura geral ou aqueles que têm falta de ambição. Temos o remédio indicado para si.

Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?

Momentos Estelares da Humanidade, de Stefan Zweig

Um conjunto de catorze episódios onde o escritor austríaco, Stefan Zweig, narra alguns dos momentos que mudaram o curso da História. Nestas miniaturas, o autor revela-nos como a contribuição individual do ser humano, com o seu poder de criar e descobrir, e o seu desejo de transcender os limites impostos pelo espaço e pelo tempo, permitiu dar um rumo diferente e decisivo ao destino da humanidade. Desde a conquista de Bizâncio pelos turcos, à descoberta do oceano Pacífico por Vasco Núñez de Balboa, passando pelas circunstâncias em que surgiu o hino “A Marselhesa”, até à história de amor que inspirou Goethe para a criação da sua Elegia de Marienbad e à crise que levou Händel a compor o glorioso Messias.

André Aciman, autor do aclamado Chama-me pelo teu Nomegarante que Zweig foi “um psicólogo absolutamente brilhante“, inserindo-o dentro de um grupo limitado de escritores que “são muito pertinentes na sua habilidade em entender o que motiva o ser humano“. Momentos Estelares da Humanidade é precisamente um resumo dessa essência que define o autor e toda a sua obra.

DESCUBRA TODOS OS REMÉDIOS LITERÁRIOS AQUI.