Hakuna Matata. Ele está de volta.

É já esta semana que O Rei Leão volta aos cinemas, 25 anos depois do filme original ter conquistado os nossos corações pela primeira vez. Com um novo filme, vem também um novo álbum e até um novo livro. Fique a saber tudo sobre o remake do clássico da Disney mais aguardado de sempre.

A nova versão cinematográfica conta com um elenco de luxo, de onde se destacam nomes como Beyoncé (Nala), Donald Glover (Simba) e Seth Rogen (Pumba). Também James Earl Jones se destaca, voltando à história que o acolheu em 1994, pronto a reclamar o seu papel único na voz de Mufasa. 

O diretor, Jon Favreau, ficou conhecido em 2016 pela adaptação de O Livro da Selva, outro clássico da Disney, de 1967. As linhas que separam o mundo animado da realidade são, nos seus filmes, cada vez menos percetíveis, algo que nos chama imediatamente a atenção no trailer oficial de O Rei Leão.

Jamie East, jornalista do The Sun, ficou rendido ao realismo “simplesmente alucinante” do filme, como é notório “nos pêlos molhados, o calor cintilante que emerge do chão arenoso, ou mesmo a simples rocha”, afirmando que tem um “nível de detalhe de loucos” e um elenco “exatamente no ponto”.

o-rei-leão-cinema
o-rei-leão-cinema

IMAGENS: DISNEY

Os novos detalhes adicionados à história original

Como em todas as adaptações cinematográficas, novas cenas foram adicionadas à história inicial. As mais recentes críticas ao filme, no entanto, garantem que são acontecimentos importantes que oferecem algo mais à jornada de Simba sem, ainda assim, modificar a narrativa original.

De acordo com a Insider, o remake de O Rei Leão inclui uma razão adicional para Scar, vilão da história, querer o trono do seu irmão e, consequentemente, de Simba. Este novo Scar não está apenas sedento de poder; sentimentos de inveja e rejeição levam-no a lutar pelo seu lugar nas Terras do Reino – um detalhe excluído da versão de 1994 e que é reintroduzido aqui. 

Por outro lado, Mark Hughes, jornalista da Forbes, avisa que alguns dos momentos cómicos foram alterados para chegar a um sentido de humor mais actual, com novas piadas e que “funciona muito melhor para os adultos, quer estejam sozinhos ou acompanhados por crianças”

Outra grande novidade – e que parece entusiasmar verdadeiramente os fãs de O Rei Leão – é a banda sonora do filme de 2019. No início de julho, foi anunciado que a curadoria e produção do álbum foram realizadas por Beyoncé. Para além da sua interpretação de “Can You Feel the Love Tonight”, ao lado de Donald Glover, a cantora decidiu também incluir uma nova música, “Never Too Late”, de Elton John (compositor de algumas das músicas da banda sonora original).

Ouça o álbum completo no Spotify:
O livro do filme, para os leitores mais crescidos

A acompanhar o filme, vem também o livro.

Rei Leão – Livro do Filme, foi publicado pela Dom Quixote e procura alcançar um público mais adulto. São 20 capítulos, sem ilustrações e com uma linguagem menos infantil, prometendo uma aventura que traz renovada diversão aos mais jovens. 

Tanto para as gerações mais novas, como para os adultos que, há 25 anos, acompanharam a viagem de Simba pelas Terras do Reino, O Rei Leão garante uma jornada inesquecível ao lado do nosso leão favorito. É caso para dizer: Hakuna Matata. 

Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa