livros_novidades_bertrand Julho 17

Tags

Os livros que acabaram de chegar

livros_novidades_bertrand

Estas são algumas das novidades que acabaram de chegar às nossas livrarias.

16 de julho
livros_geringonça_bertrand
A Geringonça, de Inês Serra Lopes

Em A Geringonça, a jornalista Inês Serra Lopes foi perceber de que forma o partido socialista, mesmo após ter perdido as eleições, conseguiu formar governo com a ajuda do CDU e do Bloco de Esquerda. Entrevistando políticos, economistas e professores, a antiga diretora do Independente e do Semanário Económico descreve como foi possível misturar o impensável, a água e o azeite, percorrendo alguns dos casos da célebre XIII Legislatura, desde a chamada crise dos professores à bandeira da qualidade dos serviços públicos.

“É Geringonça, mas funciona” disse, logo no início, António Costa. Mas será que funciona mesmo? Para Inês Serra Lopes, o Parlamento fala por si: “Comunistas e bloquistas não se suportam. Disputam a reivindicação de cada uma das medidas populares do PS e nunca reúnem em simultâneo com o governo. O Presidente da República, à espera de que a direita portuguesa se recomponha, tem sido o anjo da guarda deste arranjo político. O primeiro-ministro António Costa é o solitário guerrilheiro urbano que não perde uma oportunidade.”

Um livro que nos conduz pelo interior da Geringonça e nos mostra como esta se equilibrou no poder.

O Mundo Secreto - Volume II, de Christopher Andrew

Depois de O Mundo Secreto – Volume I abordar a espionagem desde o primórdio dos tempos até à véspera da Primeira Guerra Mundial, chega agora a aguardada segunda parte, que percorre os mistérios da espionagem desde 1914 até ao mundo da desinformação, passando pela Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e até a WikiLeaks.

Escrito pelo mais reputado especialista da actualidade na história dos serviços secretos, este segundo volume conclui a obra que reúne 3000 anos de operações secretas. Christopher Andrew foi historiador oficial do MI5 e tem um lugar de destaque entre os investigadores da Universidade de Cambridge. Os seus livros sobre aquela que é considerada “a segunda profissão mais antiga do mundo”, já se tornaram um clássico.

16 de julho
livros_mundo_secreto_bertrand
16 de julho
livros_annabelle_bertrand
Annabelle, de Lina Bengtsdotter

Annabelleé  mais do que um policial. É obscuro, é sombrio, e é uma dilacerante viagem ao passado que tentamos esconder de nós mesmos e esquecer. Charlie Lager é detective em Estocolmo quando chega um pedido de ajuda para investigar uma adolescente desaparecida em Gullspång. O problema é que ela é dessa localidade, de onde saiu aos catorze anos e não quer regressar.

Lina Bengtsdotter baseou-se na sua própria experiência para escrever este thriller. À semelhança de Annabelle, também a escritora sueca cresceu em Gullspång, uma pequena localidade desconhecida e inóspita da Suécia.

Com os seus amigos da altura, organizavam festas onde o álcool, as drogas e o sexo eram presenças garantidas; tinham jogos onde se estrangulavam uns aos outros e, outros, em que usavam uma faca para picar a mesa, rapidamente, entre os dedos da mão. Nunca morreu ninguém – a diferença que separa a realidade da ficção, no caso de Annabelle (El Periódico).

 
O Comboio da Noite, de Martin Amis

Mike Hoolihan, uma mulher polícia de uma cidade americana, depara-se com a morte suspeita da jovem Jennifer Rockwell. Mike conhecera-a: era muito bela, inteligente, amorável, gregária, uma criatura extraordinariamente adorada por toda a comunidade. Encontrá-la morta em casa, com um tiro na cabeça, foi um choque tremendo, e maior ainda foi a perplexidade quando todos os indícios apontaram para o suicídio. Até mesmo o facto suspeito de terem sido disparados não um mas três tiros pôde ser rapidamente explicado. 

Quando Mike se preparava para dar o caso por encerrado, o pai de Jennifer, antigo polícia e chefe de Mike, pede que esta olhe para o caso uma segunda vez. Tom Rockwell fora o amigo que a ajudara a reabilitar-se de um hábito alcoólico quase fatal – e não iria descansar enquanto não encontrasse uma explicação satisfatória. Porém, à medida que Mike vai investigando e sabendo mais sobre Jennifer Rockwell, a possibilidade de encontrar uma motivação linear vai-se tornando cada vez mais remota, e a verdade por trás daquela morte voluntária é cada vez mais perturbadora.

Ao invés dos livros que o precederam, este romance de Martin Amis promove a proximidade e a empatia com a sua narradora e protagonista, faz com que o leitor sinta e sofra com ela, enquanto a narrativa segue a receita clássica de uma boa história americana de detetives.

 
19 de julho
livros_comboio_da_noite_bertrand

Em março de 2019, Out of Blue chegou ao cinema, um filme produzido por Carol Morley e baseado na história original de Martin Amis. Patricia Clarkson interpreta a detetive Mike Hoolihan. Veja o trailer aqui.

19 de julho
Um Inverno, Sete Sepulturas, de Christoffer Petersen

Na remota comunidade ártica de Inussuk, no final de cada verão, são cavadas sete sepulturas antes que o solo congele. À medida que o inverno se aproxima, a questão que se coloca é se serão em número suficiente. Neste primeiro livro de uma série que tem a Gronelândia como cenário, aparece a figura de David Maratse, um polícia prematuramente reformado que pretende levar uma vida calma, caçando e pescando, observando as baleias e os icebergs que se deslocam lentamente pelo fiorde.

Mas quando, durante a pesca, encontra o corpo da filha desaparecida da primeira-ministra Nivi Winther, torna-se o principal suspeito e, em simultâneo, o investigador do homicídio mais célebre da Gronelândia.

Ficou curioso?

Conheça estas e outras novidades, com 10% de desconto, na nossa livraria online. Boas leituras!