2019_booker_prize_longlist Julho 24

Tags

Conheça os 13 nomeados para o Booker Prize 2019

2019_booker_prize_longlist

IMAGEM: THE GUARDIAN

Margaret Atwood, Salman Rushdie e Oyinkan Braithwaite estão entre os 13 autores com obras nomeadas para o Booker Prize 2019, anunciou a organização esta terça-feira. 

Já é a sexta vez que Atwood é nomeada para o mais prestigiado prémio literário em língua inglesa. Em 2000, a escritora canadiana foi a grande vencedora com The Blind Assassin, estando agora The Testaments também indicado, a aguardada sequela da obra A História de uma Serva, e que só será publicada em setembro deste ano. O conteúdo da obra permanece em total secretismo e o júri deste ano, presidido por Peter Florence, oferece apenas duas palavras sobre ele: “aterrorizante” e “empolgante”.

Salman Rushdie é outro conhecido entre os antigos vencedores do Booker Prize, tendo ganho em 1981 com Os Filhos da Meia-Noite. Agora, o autor de origem indiana chega às nomeações novamente com Quichotte, história inspirada na obra de Cervantes e que só será publicada em agosto. O livro aborda a viagem pitoresca de um vendedor ambulante, que se apaixona por uma celebridade e decide percorrer a América com o intuito de a conquistar. 

Estão ainda indicados, entre outros, My sister, the serial killer, romance de estreia da escritora anglo-nigeriana Oyinkan BraithwaiteFrankissstein, de Jeanette Winterson, que explora uma reinterpretação da obra original de Mary ShelleyJohn Lanchester com a distopia The WallGirl, Woman, Other, um romance em verso sobre a vida das mulheres negras, de Bernadine EvaristoLanny, de Max Porter, a história de um menino desaparecido numa cidade dormitório; e The Man Who Saw Everything, de Deborah Levy, que será publicado no próximo mês. 

Os júris deste ano falam sobre a lista dos nomeados ao Booker Prize 2019, anunciada na página oficial The Booker Prizes

Estes 13 romances foram escolhidos pelo júri entre 151 obras que foram publicadas — ou ainda serão — entre 1 de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019, no Reino Unido e Irlanda. Os seis finalistas serão anunciados a 3 de setembro e o romance vencedor a 14 de outubro, em Londres.

Peter Florence fez um apelo para que se lessem todos os nomeados ao galardão, garantindo que todos “imaginam o nosso mundo, familiarizado com ciclos de desastres e injustiças, e enchem-no de humor, de uma introspecção profunda e uma humanidade perspicaz. Estes escritores oferecem-nos alegria e esperança.”

Com um valor monetário de 55.760 mil euros, o Booker Prize foi criado em 1969 e é atribuído a autores de qualquer nacionalidade desde que tenham escrito uma obra em língua inglesa e publicada no Reino Unido.

Em 2018, o prémio foi atribuído a Milkman, da escritora irlandesa Anna Burns.

Conheça os 13 nomeados do Booker Prize 2019:

Qual destes tem curiosidade em ler? 
Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa