Os livros que acabaram de chegar

livros_novidades_bertrand

Estas são algumas das novidades que acabaram de chegar às nossas livrarias.

2 de AGOSTO
Lusíadas lembrados ao povo - João de Barros
Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo, de João de Barros

Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos — mais de quatrocentos — quis descobrir o caminho marítimo para a Índia. A Índia aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar. Quatro pequenos navios — tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! — Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam.

O vento era brando, o mar sereno. Até então a viagem correra sossegada. Mas os perigos seriam constantes, a travessia arriscada, a viagem longa. E ninguém sabia ao certo o rumo a seguir, pois nunca outra gente se atrevera sequer a tentar tão comprida e custosa navegação.

Só a coragem e a audácia dos Portugueses seria capaz da proeza heróica! Assim inicia João de Barros a sua adaptação em prosa de Os Lusíadas, o poema épico português. Nesta obra, o autor condensa e simplifica a leitura dessa joia da literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.

O Lorde Pagão, de Bernard Cornwell

Lealdades divididas, batalhas sangrentas e intrigas mortais na luta para unir uma nação.
No início do século X, Inglaterra está em tumulto. Depois da morte de Alfredo é o seu filho Eduardo quem reina. Wessex sobrevive, mas a paz tem os dias contados: os dinamarqueses, no norte, liderados pelo viking Cnut Espada Longa, preparam-se para invadir o condado e não descansarão enquanto não conseguirem a coroa de esmeraldas.

Uhtred, outrora o melhor e mais importante guerreiro de Alfredo, não goza agora do favor do novo rei, e prepara um ousado plano para reconquistar a antiga casa de família, a grande fortaleza da Nortúmbria, Bebbanburg.

Mas Cnut Espada Longa está a reunir um exército. Quando os seus senhores da guerra respondem à chamada, as lealdades serão testadas e muitos homens tombarão na mais sangrenta batalha entre saxões e dinamarqueses. Conseguirá Uhtred, o proscrito, tomar nas suas mãos as rédeas do destino de toda uma nação?

2 de agosto
O Lorde Pagão - Bernard Cornwell

A série Crónicas Saxónicas, de que este livro faz parte, foi adaptada para televisão com o nome The Last Kingdom, atualmente na 3.ª temporada, numa parceria entre a BBC e a Netflix. Veja o trailer aqui.

7 de agosto
Três Mulheres - Lisa Taddeo
Três Mulheres, de Lisa Taddeo

Lisa Taddeo numa interessante pesquisa jornalística, realizada ao longo da última década, viajou pelos Estados Unidos onde conheceu mulheres comuns de diferentes origens e regiões, e traz-nos agora um retrato profundo e inovador do desejo.

Três Mulheres é o retrato inovador do desejo erótico, expondo a fragilidade, a complexidade e as desigualdades com que a mulher se confronta no relacionamento sexual. Uma obra sem precedentes escrita com grande profundidade e um poder emocional intenso.

A Revolta de Atlas, de Ayn Rand

Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar sobre os ombros o peso dos céus.

Neste romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade.

Mas até quando irão aguentar?

Mistura de thriller nas altas esferas e de reflexão filosófica sobre o Estado e o indivíduo, A Revolta de Atlas resume a filosofia de Ayn Rand numa história que integra de forma magistral questões relacionadas com a ética, a metafísica, a epistemologia, a política, a economia e o sexo.

Se quer ler um único livro e entender a visão de mundo de Rand, este é o livro.

7 de agosto
A Revolta de Atlas - Ayn Rand

O livro foi, originalmente, publicado em 1957, mas só chegou a Portugal em 2017. Rand defende, com o livro, o mercado livre e a redução da esfera de influência do Estado, uma posição que ainda hoje torna o livro relevante.

7 de agosto
Memórias, Sonhos, Reflexões - C. G. Jung

Carl Gustav Jung foi psicoterapeuta e psiquiatra e é conhecido pela comunidade da psicologia como o fundador da psicologia analítica.

Memórias, Sonhos, Reflexões, de C. G. Jung

Este livro é a biografia de um dos psiquiatras mais influentes dos tempos modernos, e foi realizada a partir dos seus discursos, conversas e escritos. Na Primavera de 1957, quando tinha 81 anos, Carl Gustav Jung decidiu narrar a sua vida.

Memórias, Sonhos, Reflexões é o resultado desse desejo, sendo composto por conversas com a sua colega e amiga Aniela Jaffé e por capítulos escritos pelo próprio Jung, entre outros materiais.

Jung escreveu as páginas finais do manuscrito dias antes de morrer, a 6 de Junho de 1961, o que torna este livro uma reflexão única sobre a vida e a obra do autor.

Ficou curioso?

Conheça estas e outras novidades, com 10% de desconto, na nossa livraria online. Boas leituras!