Biblioterapia | “A Invenção Ocasional”

biblioterapia_bertrand

Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada. 

Para os homens alheios à condição feminina, para as mulheres assoberbadas pelas rotinas, sem tempo para si e para os autores em início de carreira. Temos o remédio indicado para si. 

Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?

A Invenção Ocasional, Elena Ferrante
A Invenção Ocasional, de Elena Ferrante

A Invenção Ocasional é o resultado de um convite. Em 2017, o jornal The Guardian propôs a Elena Ferrante que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. “Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada (…) Depois de muitas hesitações, fiz saber à redacção que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado.”

O fruto deste trabalho originou uma colectânea de cinquenta e um textos, uma polifonia de temas, composta nas variadas dimensões da vida. Fala-nos de acontecimentos que permaneceram na memória da autora ou que se desenvolvem no presente, episódios, imagens, gestos, intuições, relações e leituras, que no seu conjunto compõem um mosaico em movimento onde o imaginário das mulheres de hoje ocupa um importante lugar. 

DESCUBRA TODOS OS REMÉDIOS LITERÁRIOS AQUI.