Biblioterapia | “O Milagre Espinosa”

biblioterapia_bertrand

Há diversos estudos científicos que demonstram que ler melhora a nossa saúde. Neste consultório, recheado de estantes, partilhamos consigo as nossas bulas literárias. Dentro dos livros, há remédios para todos os males. Encontre o mais adequado para si, atente aos efeitos secundários e siga a posologia recomendada. 

Sofre de amargura e insatisfação? Considera-se uma pessoa conformista e com ausência de sentido crítico? Temos o remédio indicado para si.

Quem sabe se a (sua) cura não passa por aqui?

O Milagre Espinosa, de Frédéric Lenoir

Numa linguagem clara, atraente e nada académica, este livro mostra-nos o que podemos aprender com Espinosa, o filósofo cuja família teve de fugir de Portugal para escapar às malhas da Inquisição.

Espinosa dedicou a sua vida à filosofia. Com que objetivo? Descobrir “o gozo de uma alegria suprema e incessante”. Construiu uma obra inovadora: em meados do século XVII, foi o precursor do Iluminismo e das nossas democracias modernas, bem como da aliança entre liberdade e razão. Espinosa não esteve apenas muito à frente do seu tempo – mas também do nosso: foi o pioneiro de uma leitura histórica e crítica da Bíblia, o grande mestre da filologia, o criador da sociologia e da etologia – e, acima de tudo, o inventor de uma filosofia baseada no desejo e na alegria, que alterou radicalmente a nossa conceção de Deus, da moralidade e da ideia de destino.

O livro é um relato dos ensinamentos do filósofo, aplicados à nossa vida e à nossa busca da felicidade. É esse o milagre de Espinosa.​

DESCUBRA TODOS OS REMÉDIOS LITERÁRIOS AQUI.