Estes são os Finalistas do Booker Prize 2019

Shortlist do Booker Prize 2019

shortlist do Booker Prize 2019 foi anunciada esta terça-feira, 3 de setembro. Entre os seis finalistas a concorrer ao galardão, encontram-se nomes como Margaret Atwood, Chigozie Obioma e Salman Rushdie, autores já bem conhecidos em anteriores nomeações. 

Peter Florence, presidente do júri deste ano, assegurou que “como toda a boa literatura, estes são livros repletos de vida, com uma humanidade profunda e comemorativa.” Dos 151 livros submetidos, apenas seis chegaram à shortlist de 2019. As obras escolhidas oferecem uma visão fulcral de diferentes mundos, “com uma abundância de humor, envolvimento político e cultural, de ousadia de estilo e uma beleza de linguagem brilhante.”

Korede e Ayoola, as duas irmãs protagonistas em My Sister, The Serial Killer, de Oyinkan Braithwaite, acabaram por não chegar a finalistas do grande prémio de ficção. Para trás, ficou também Jeanette Winterson e o romance Frankissstein, que explora uma reinterpretação da obra original de Mary Shelley.

Conheça aqui a shortlist completa do Booker Prize 2019:

Finalistas do Booker Prize 2019
The Testaments, de Margaret Atwood
Booker Prize, The Testaments - Margaret Atwood
Ducks, Newburyport, de Lucy Ellmann
Booker Prize, Ducks Newburyport - Lucy Ellman
Girl, Woman, Other, de Bernardine Evaristo
Booker Prize, Girl Woman Other - Bernardine Evaristo
An Orchestra of Minorities, de Chigozie Obioma
Booker Prize, An Orchestra of Minorities - Chigozie Obioma
Quichotte, de Salman Rushdie
Booker Prize, Quichotte - Salman Rushdie
10 Minutes, 38 Second in This Strange World, de Elif Shafak
Booker Prize, 10 Minutes 38 Seconds in This Strange World - Elif Shafak

Os finalistas foram escolhidos por um painel rico e diversificado; para além de Florence, fundador e diretor do Hay Festival of Literature & Arts, conta igualmente com Liz Calder, editora inglesa de ficção, Xiaolu Guo, romancista e cineasta, Afua Hirsch, escritora e ex-advogada, e Joanna MacGregor, pianista e compositora.

Com um valor monetário de 55.760 mil euros, o Booker Prize foi criado em 1969 e é atribuído a autores de qualquer nacionalidade desde que tenham escrito uma obra em língua inglesa, publicada no Reino Unido ou Irlanda.

Em 2018, o prémio foi atribuído a Milkman, da escritora irlandesa Anna Burns, recentemente editado pela Porto Editora e prestes a ser publicado em Portugal no próximo dia 19 de setembro. 

Ficou curioso?

Descubra os finalistas do Booker Prize 2019, com 20% de desconto, na nossa livraria online. Boas leituras!

Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa