Vem aí um novo romance de Elena Ferrante

A tetralogia iniciada com A Amiga Genial foi transformada em série pela HBO.

Elena Ferrante, a misteriosa escritora italiana que ficou mundialmente conhecida pela tetralogia napolitana, irá publicar o seu primeiro romance em quatro anos. O lançamento da obra tem como data prevista 7 de novembro, em Itália.

O anúncio foi feito pela editora italiana da autora, Edizioni E/O, através do Twitter. Pouco tempo depois, a Europa Editions, sedeada em Nova Iorque, publicou o primeiro parágrafo do livro, traduzido para inglês por Ann Goldstein, que tem traduzido, aliás, toda a obra de Elena Ferrante.

Apesar de nenhuma das editoras ter revelado o título do livro, já é possível perceber que a história decorre em Nápoles, tal como a história das duas amigas, Lila e Lenú, que foi contada em quatro volumes: A Amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica, e História da Menina Perdida.

Desde estes quatro romances, Elena Ferrante publicou apenas um livro: A Invenção Ocasional, que é o resultado de um convite, feito em 2017, pelo jornal The Guardian, que propôs à autora que escrevesse uma coluna semanal e que resultou numa colectânea de cinquenta e um textos. 

Em 2016, o jornalista e investigador Claudo Gatti causou uma verdadeira revolução no mundo literário ao anunciar que quem estava por trás do pseudónimo de Elena Ferrante era Anita Raja, tradutora italiana. Gatti foi criticado por violar a privacidade da autora que, em várias entrevistas feitas ao longo dos anos, sempre sugeriu que o anonimato era essencial para o seu trabalho, uma vez que lhe oferecia a liberdade necessária para escrever. 

Independentemente da veracidade da investigação, e no meio dos muitos receios de que Elena Ferrante parasse de escrever perante a alegada revelação da sua identidade, a autora italiana volta em novembro com um novo romance. E os leitores agradecem.

Descubra aqui a obra de Elena Ferrante:
Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa