livros_novidades_bertrand Setembro 18

Tags

Os livros que acabaram de chegar

livros_novidades_bertrand

Estas são algumas das novidades que acabaram de chegar às nossas livrarias.

17 de setembro
Vigilância Massiva, Registo Permante, de Edward Snowden
Vigilância Massiva, Registo Permanente, de Edward Snowden

“Tudo o que fazemos agora dura para sempre, não porque queremos lembrar-nos, mas porque já não é possível esquecer-nos”, afirma Edward Snowden. “Ajudar a criar esse sistema é o meu maior arrependimento”. São estes os 40 segundos do vídeo promocional, feito pela editora Pan MacMillan, ao novo livro  do homem que arriscou tudo.

Em Vigilância Massiva, Registo PermanenteSnowden conta como ajudou a construir o sistema de vigilância massiva para o governo americano, e a posterior crise de consciência que o levou a contar tudo e a pôr em xeque o sistema. Consequentemente, iniciou-se uma caça ao homem, a nível internacional, que ainda hoje se mantém.

Um livro que denuncia a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital e que mostra como somos vigiados e como se vende a nossa informação pessoal. Porque, como avisa, “a luta pelo direito à intimidade é a nova luta pela nossa liberdade”.

Milkman, de Anna Burns

Milkman foi a obra vencedora do Man Booker Prize 2018. Neste romance, Anna Burns narra a história dos encontros entre uma adolescente e um homem casado, membro de uma organização paramilitar. “É uma história de brutalidade, invasão sexual e resistência, envolvida em humor mordaz. Decorre numa sociedade dividida em si própria, explorando as formas insidiosas de opressão que podem surgir na vida quotidiana”, declarou, na altura, Kwame Anthony Appiah, presidente do júri do prémio.

Esta é uma comovente história, feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas Irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.

Após causar furor no estrangeiro, o romance –  que foi, também, galardoado com o National Book Critics Circle e Orwell para ficção política -, chega finalmente às livrarias nacionais.

“Um livro impressionante, eloquente, com sentido de humor, e que confirma Anna Burns como uma das nossas estrelas literárias em ascensão”, in The Irish Times.

19 de setembro
Milkman, de Anna Burns

Gostava de conhecer outras obras destacadas pela The Booker Prize Foundation? Já se sabe quem são os seis finalistas a concorrer ao Booker Prize 2019, onde se encontram nomes como Margaret Atwood e Salman Rushdie. Saiba mais aqui.

20 de setembro
As Gémeas de Auschwitz, de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri

A experiência de Eva Mozes Kor nos campos de concentração de Auschwitz  é marcada pelo anjo da morte, Josef Mengele, que a utilizou como rato de laboratório com o objetivo de descobrir o caminho genético para o que dizia ser a “raça pura”. 

No dia em que chegaram a Auschwitz, um guarda reparou nas roupas a condizer das duas irmãs gémeas. Sem mais uma palavra, separou-as da mãe. “Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.”

Assim começa o relato inesquecível de Eva Mozes Kor sobre aquilo que viveu ao lado de Miriam. Sobreviveram a experiências macabras, tortura e febres tão altas que não lhe davam mais do que duas semanas de vida. Mas recuperaram. E, antes de celebrarem o 11.º aniversário, foram libertadas de Auschwitz pelos soldados russos. Esta é a história de As Gémeas de Auschwitz

A Ditadura da Felicidade, de Edgar Cabanas e Eva Illouz

Já reparou que a felicidade está em todo o lado? Na televisão, na rádio, em livros e revistas, no ginásio, na comida e nos conselhos dietéticos, nos hospitais, no trabalho, na guerra, em escolas, universidades, na tecnologia, na internet, no desporto, em casa, na política e, como não podia deixar de ser, nas prateleiras das lojas. 

A indústria da felicidade, que movimenta milhões de euros, garante transformar os indivíduos em pessoas capazes de dominarem os seus sentimentos negativos, e de tirarem o melhor partido de si próprias por meio do controlo completo dos desejos improdutivos e dos pensamentos derrotistas. 

Porém, não estaremos perante um novo ardil que visa convencer-nos, uma vez mais, de que a riqueza e a pobreza, o êxito e o falhanço, a saúde e a doença são única e exclusivamente da nossa responsabilidade? E se o propósito da chamada “ciência da felicidade” for a criação de um modelo social individualista que renega qualquer ideia de comunidade?

20 de setembro
A Ditadura da Felicidade, de Edgar Cabanas e Eva Illouz
20 de setembro

No próximo dia 26 de setembro, pelas 18h, Paulo José Miranda irá estar na sessão “Palavra do Escritor”, na Livraria Bertrand da Rua da Fábrica, no Porto. Saiba mais aqui

A Morte não é Prioritária - Biografia de Manoel de Oliveira, de Paulo José Miranda

Manoel de Oliveira dedicou-se a tempo inteiro ao cinema numa idade em que a maioria das pessoas está já reformada: aos 70 anos. Mas isso não o impediu de filmar durante mais 35 anos. Este é, por isso, um livro sobre a capacidade de superação dos limites impostos pela vida, um livro acerca de um homem que esteve sempre pronto a começar de novo. 

Neste livro, Paulo José Miranda mergulha no génio do realizador, procurando compreender os filmes que fez à luz das revoluções que ia produzindo em diferentes épocas. Nesse sentido, esta é também, e ao mesmo tempo, uma biografia crítica e uma aproximação do leitor à obra de Oliveira, tardia e tantas vezes mal compreendida. 

Apesar de constantemente impedido de filmar durante a ditadura, ao dar-se o 25 de abril, Oliveira perde a fábrica e a casa que mandara construir quando casara. Nessa altura, diz ao produtor Paulo Branco, com quem tinha acabado de fazer o primeiro filme: “Paulo, agora temos de andar para a frente, agora tenho de viver do cinema.” O que, efetivamente, irá acontecer e durante muitos anos. Mais de vinte filmes depois, já perto dos 100 anos, Manoel ainda ousa dizer a um velho amigo: “Tenho de pensar no meu futuro.”

Ficou curioso?

Conheça estas e outras novidades, com 10% de desconto, na nossa livraria online. Boas leituras!