livros_novidades_bertrand Outubro 02

Tags

Os livros que acabaram de chegar

livros_novidades_bertrand

Estas são algumas das novidades que acabaram de chegar às nossas livrarias.

1 de outubro
Todas as Almas, Javier Marias
Todas as Almas, de Javier Marías

Publicado originalmente em 1989, Todas as Almas tem agora a sua reedição em terras portuguesas, pela mão da editora Alfaguara. Nestas páginas, Marías exibe, de forma sublime, a ironia fina e a aguçada capacidade de reflexão sobre o maior mistério de sempre: os outros.

Baseada nos anos passados pelo autor em na Universidade de Oxford, a obra começa com o encontro de Claire Bayes, uma jovem professora, e o narrador, sem nome, também docente, desesperado por escapar ao tédio da conversa com um economista obeso. 

Clare e o nosso narrador não tardarão a explorar o fascínio mútuo em encontros furtivos em quartos de hotel. Nas horas deixadas vagas pelo pouco trabalho e pelo amor ilícito, o narrador vagueia pelas ruas de Oxford, cidade de abundantes vaidades inflamadas e de outras tantas almas perdidas. É na cidade dos pináculos que se cruza com o dramático destino do escritor John Gawsworth, enigmática figura saída de outros tempos.

Recordando os tempos de Oxford já confortavelmente instalado numa vida normal em Madrid, com emprego, mulher e filho, o nosso narrador não pode deixar de se interrogar sobre qual das vidas é mais real, sobre qual dos tempos ficará para sempre gravado em si.

Bem-Vinda a Casa, de Lucia Berlin

Antes de morrer, Lucia Berlin estava a trabalhar num livro de textos autobiográficos a que tinha chamado Bem-vinda a Casa. Para compor o volume inacabado, Jeff Berlin, filho da escritora, junta aos seus textos um conjunto de fotografias e cartas da sua vida preenchida, trágica e romântica.

O início de Anoitecer no Paraíso começa com um texto do filho mais velho de Berlin. “O ponto é: se eu a contasse, mesmo da minha perspetiva (objetiva ou não), a história de Lucia seria proclamada como realismo mágico. Nunca ninguém acreditaria nesta merda”. Em Bem-Vinda a Casa, entendemos estas palavras, ao ligar aquilo que é autobiográfico e aquilo que é ficção, o resumo de uma vida carregada de notoriedade, mas também de dramatismo. 

Lucia Berlin só ganhou notoriedade onze anos após a sua morte, em 2004. Com esta colectânea de memórias, ficamos a conhecê-la um pouco melhor.

1 de setembro
1 de outubro
Até Sempre, Meu Amor, de Lesley Pearse
Até Sempre, Meu Amor, de Lesley Pearse

Ellie e Dona são as duas personagens principais, unidas pelos seus talentos e cujos caminhos se cruzam após terem sido seduzidas por dois aviadores americanos, no final da II Guerra Mundial. Ambas decidem lutar por uma carreira em palco, irremediavelmente ligadas pelo mais terrível dos segredos.

Com a Londres do pós-guerra como pano de fundo, Até Sempre, Meu Amor pinta um retrato do mundo glamoroso e implacável do teatro. A história destas jovens fala-nos de sacrifício e ambição, mas sobretudo de uma amizade capaz de resistir a todos os obstáculos.

Lesley Pearse é autora de uma vasta obra publicada em todo o mundo e uma das escritoras preferidas do público português. A sua própria vida é uma grande fonte de inspiração para os seus romances. Sabemos que os temas abordados – a dor do primeiro amor, crianças indesejadas e maltratadas, adoção, pobreza ou ambição -, foram vividos na primeira pessoa. Lesley é uma lutadora e deve à escrita a  estabilidade e sucesso que atingiu na sua vida.

Uma Vida Inteira, de Robert Seethaler

Robert Seethaler é um conceituado escritor, ator e guionista de cinema, teatro e televisão. Obteve um enorme reconhecimento, por parte de críticos e leitores, na sequência dos seus dois primeiros livros, mas foi Uma Vida Inteira que o catapultou para o sucesso internacional, tendo chegado à shortlist do Man Booker Prize 2016

Quando Andreas Egger morre, leva consigo as memórias de uma vida inteira. Uma existência de enorme simplicidade, inocência e beleza, nas montanhas alpinas para onde foi mandado aos quatro anos, depois de ficar órfão.

A vida simples de Egger na solidão da montanha acompanha as mudanças que o mundo conheceu ao longo do século XX. De todas ele fez parte, quer enquanto soldado na Segunda Guerra Mundial, quer como espectador da alunagem, quer servindo de guia turístico do lugar que o adotou.

O leitor acaba por encontrar isso mesmo: um comovente retrato do que cabe nos anos que passam entre o primeiro sopro de vida e o último fechar de olhos. Com uma prosa simples, mas incrivelmente enternecedora, este pequeno romance é um brilhante passeio pela vida, que não deixará ninguém indiferente.

 
3 de outubro
Uma Vida Inteira, Robert Seethaler

Segundo o The New York Times, muitos leitores mencionaram o contraste entre o título profundo e o tamanho da obra, com não mais do que 120 páginas. Seethaler refere que esculpiu a personagem principal do seu coração, justificando o tamanho com o facto de “a vida, quando olhamos para trás, ser reduzida apenas a alguns momentos”.

4 de outubro
Kane e Abel, Jeffrey Archer

Relembre a visita de Jeffrey Archer a Portugal, na Feira do Livro de Lisboa, e descubra a mensagem especial que o autor deixou para os Leitores Bertrand.

Kane e Abel, de Jeffrey Archer

Kane e Abel, publicado pela primeira vez em 1979, volta às livrarias portuguesas para relembrar o romance que despoletou o sucesso de um dos grandes nomes da literatura internacional. Foi William Kane e Abel Rosnovski que Jeffrey Archer entrou para a lista de bestsellers do The New York Times. Desde então, o número de exemplares vendidos equipara-se ao de obras como Mataram a Cotovia e E Tudo o Vento Levou.

Durante mais de 60 anos, acompanhamos o percurso surpreendente destes dois homens ambiciosos, Kane e Abel, sempre marcado por uma luta sem tréguas e alimentado por um ódio desmedido, num romance onde também se traça o panorama histórico das principais transformações da sociedade, dos costumes e da política do século XX. Dois homens, nascidos no mesmo dia em lados opostos do mundo, que acabam por unir-se por um sonho comum e pelo destino. 

 

Ficou curioso?

Conheça estas e outras novidades, com 10% de desconto, na nossa livraria online. Boas leituras!