Alho Francês e Grão à Brás

Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira tornou-se rapidamente uma autora bestseller, no que a livros de receitas de cozinha vegetariana diz respeito, em Portugal.  O mais recente, Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, é especialmente indicado para pessoas com pressa. Enquanto não chega às livrarias, a 31 de outubro, partilhamos consigo os segredos do delicioso alho francês e grão à brás, retirado do seu último livro, Cozinha Vegetariana à Portuguesa.

Alho Francês com Grão à Brás, Gabriela Oliveira
INGREDIENTES

2 cháv. de grão‑de‑bico cozido (400 g);
2 cebolas;
2 talos de alho‑francês;
1 c. sopa de amido de milho;
¼ cháv. de água;
1 c. café de açafrão‑das‑índias;
1 c. café de alho em pó;
200 g de batata‑palha de compra ou 500g de batata para fritar;
6 c. sopa de salsa picada;
Orégãos q. b.
Pimenta preta q. b.
Sal q. b.
Azeite q. b.
Azeitonas para servir

PPREPARAÇÃO

1. Escorra o grão‑de‑bico (se usar o de conserva, passe‑o por água corrente) e esmague-o ou triture‑o por alguns segundos no processador; reserve.

2. Corte a cebola e o alho‑francês em rodelas fininhas. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola até ficar translúcida; junte o alho‑francês e deixe cozinhar até ficar macio. Adicione o grão e envolva bem.

3. Dissolva o amido na água fria e misture o açafrão e o alho em pó; deite na frigideira sobre o preparado do alho‑francês, envolva e deixe cozinhar por 3 minutos, ou até engrossar um pouco. Tempere com sal, orégãos e pimenta preta.

4. Retire do lume, misture a batata frita e a salsa picada, e envolva bem. Sirva com azeitonas.

SUGESTÃO

Em alternativa à batata de compra, prepare a batata em casa, cortando-a em palitos fininhos e fritando ou assando no forno.

Cozinha Vegetariana Fácil e Prática, de Gabriela Oliveira
Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira já ensinou a dezenas de milhares de portugueses as vantagens desta forma de comer e de viver: mais económica, mais saudável, mais ecológica, ideal para festas e também para o dia-a-dia.

Um dos elogios mais frequentes dos leitores é que as suas receitas são extraordinariamente práticas. Para demonstrar quão fácil e acessível pode ser a cozinha vegetariana, a autora apresenta 100 receitas inéditas, deliciosas e rápidas de confecionar. 

Seja para cozinhar em quantidade e planear as suas marmitas da semana seja para preparar um almoço fácil, um jantar em poucos minutos, um pequeno-almoço criativo ou uns snacks para se manter saudavelmente alimentado, nestas páginas encontrará iguarias para qualquer momento do dia. 

Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa