Dia Mundial da Alimentação | 5 Sugestões

Dia Mundial da Alimentação

Ao longo da vasta obra de Miguel Torga, existem várias referências ou alusões a comida, reforçando sempre o sentido de partilha e a importância atribuída ao convívio em torno de uma mesa. Oscar Wilde, por seu lado, afirmava que depois de um bom jantar era possível perdoar toda a gente, até mesmo nós próprios. 

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, estabelecido em 1979, na 20.ª Conferência da ONU para a Alimentação e Agricultura. Em honra não só destes escritores, que tanta importância davam ao prazer de uma boa refeição, mas também dos nossos estimados leitores que apreciam a gastronomia, deixamos-lhe algumas sugestões de livros absolutamente deliciosos. 

Para lhe aguçar o apetite, fique uma das receitas de Gabriela Oliveira, Alho Francês e Grão à Brás, no nosso blogue, retirada do seu último livro, Cozinha Vegetariana à Portuguesa.

Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira tornou-se numa das autoras de cozinha vegetariana mais populares em Portugal. Rendemo-nos à sua cozinha prática e às suas receitas de pratos tradicionais, partilhadas no livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa, e ao sorriso cativante que acompanha todas as suas obras. Chega agora às livrarias portuguesas com um novo livro de receitas vegetarianas, focadas em pratos rápidos e práticos.

Um dos elogios mais frequentes dos seus leitores é que as suas receitas são extraordinariamente práticas. Para demonstrar o quão fácil e acessível pode ser a cozinha vegetariana, a autora apresenta 100 receitas inéditas, deliciosas e rápidas de confecionar. Seja para preparar as suas marmitas da semana, seja simplesmente para confecionar um almoço rápido, um jantar fácil, um pequeno-almoço criativo ou snacks para se manter saudavelmente alimentado ao longo do dia.

Com data de lançamento prevista para 31 de outubro, aproveite a fase de pré-lançamento e consiga um dos exemplares autografados pela autora (limitado ao stock existente).  

Sabores do Viajante, de Daniela Ricardo

Depois de Viagens da Comida Saudável e de Cozinhar com Amor, vencedor de um Gourmand Cookbook Award, Daniela Ricardo está de volta para partilhar as suas viagens e a sua visão acerca da alimentação consciente e natural, mais uma vez com sabores do mundo.

A autora adora descobrir os sabores de outras culturas e transportá-los para a nossa casa. Já viajou pelos mercados dos quatro cantos do mundo e, para este livro, elegeu destinos tão fascinantes como Butão, Patagónia, Bali, Japão, Itália e vários locais de norte a sul de Portugal. 

Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, a autora apresenta-nos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e consciente. Este não é um típico livro de cozinha e também não é um típico livro de viagens. É um convite para encontrar o equilíbrio do seu corpo e mente, sempre com um sorriso no rosto e um prato delicioso na mesa.

Comida de Tacho
Comida de Tacho, de Cátia Goarmon

Cátia Goarmon é uma cara bem conhecida da televisão. Concorreu ao MasterChef Portugal depois de ter ficado desempregada e foi aí que se destacou com as suas receitas originais e talento natural. No canal 24Kitchen, Os Segredos da Tia Cátia revelam a sua arte, bem como o seu espírito prático, que se refletem em cada receita que cria ou em cada truque que partilha.

O tema do novo livro de Cátia Goarmon é a comida de tacho. Não há nada mais português do que aquelas receitas para partilhar à mesa, com os nossos, que nos confortam o estômago e as memórias, mas que também nos permitem alterar, acrescentar ingredientes a nosso bel-prazer, dar asas à imaginação e criar sabores ao longo da sua confeção.

São mais de 90 receitas, das tradicionais às mais originais e loucas, retiradas das várias temporadas do programa Os Segredos da Tia Cátia. Todas elas têm muito sabor e foram criadas com toda a dedicação e empenho para lhe proporcionarem momentos de partilha e recordações carinhosas.

Um Bolo por Semana, de Rita Nascimento

Ninguém fica indiferente aos livros de Rita Nascimento que, só pela capa, já nos deixam água na boca. Sobremesas 555 e Uma Pastelaria em Casa provaram que a pasteleira veio para ficar, e trouxe consigo receitas rápidas e que mostram ser possível confeccionar óptimas sobremesas em sua casa. Agora, a chef de pastelaria, youtuber no canal La Dolce Rita, traz-nos um novo livro dedicado aos bolos. 

Se lhe custa começar a semana e se fica melancólico à medida que o domingo chega ao fim, Rita Nascimento afirma que é tudo falta da vitamina B – B de bolo, claro.

Está mais do que na altura de recuperar uma das mais belas tradições portuguesas: fazer um bolo por semana. Quem não se lembra com nostalgia do bolo acabadinho de sair do forno, em casa das avós, madrinhas ou tias, no dia em que se ia lá lanchar? O bolo caseiro, essa doce estratégia para juntar à mesa família e amigos, devia ser uma componente incontornável do nosso quotidiano.

Com as infalíveis receitas e eficazes dicas de Rita Nascimento, nada mais fácil do que recuperar esta bela tradição. Um Bolo por Semana oferece receitas de bolos para todos os apetites e ocasiões: bolos básicos e simples, bolos aromáticos e reconfortantes, e bolos gulosos e para dias de festa.

Um Bolo por Semana

Para um lanche verdadeiramente delicioso, fique uma das receitas de Rita Nascimento, Biscoitos de Amendôa, para quem gosta de um doce crocante e com um sabor intenso a amêndoa torrada.

temperos-de-argas

Se ficou interessado, espreite uma das receitas de Teresa Rebelo, autora do blogue Lume Brando, que se baseou neste livro para confeccionar um apetitoso Creme de Cogumelos e Castanhas, em parceria com a Livraria Bertrand.

Tempero de Argas, de Márcia Patrício

A família é o mais importante. É o nosso tudo. É por ela que tentamos encontrar uma alimentação mais saudável, consciente e sustentável, onde valorizamos o que é nosso e o que está escrito nos nossos genes, adequando esse conhecimento a uma vida moderna. Partindo deste pressuposto, Márcia Patrício apresenta-nos neste livro opções para facilitar a introdução de uma alimentação com inspiração paleo na sua família.

Dicas e sugestões para ajudar nesta mudança, os alimentos que deve privilegiar, as receitas para pequeno-almoço, refeições principais e snacks, não faltando os lanches infantis e marmitas, as opções mais amigas das dietas e até as deliciosas adaptações de doces que nos marcam a memória.

Márcia Patrício é apaixonada por uma alimentação natural e sustentável. Este livro é baseado no blogue Temperos de Argas, onde há 10 anos partilha a sua caminhada rumo a uma alimentação cada vez mais saudável, desde o tempo de jovem universitária à atualidade.

Cozinha pratos rápidos, mais ou menos simples, de acordo com a ocasião, sem processados, sem açúcar refinado e cheios de sabor, partilhando regularmente estas receitas na página, blogue e agora também neste livro, para que o leitor possa tornar a mesa da sua família numa mesa mais colorida.

 

Descubra mais livros na nossa livraria online:
Sónia Rodrigues Pinto
Sónia Rodrigues Pinto
Coordenação Editorial: Marisa Sousa