Bolinhas de Frango e Vegetais de Ana S. Guerreiro

Bolinhas de Frango e Vegetais

Depois de ter perdido mais de 20kg seguindo um regime Paleo/Low Carb, Ana S. Guerreiro – autora do conhecido blogue Mamã Paleo – escreveu o livro Dieta Low Carb,  repleto de receitas criativas, fáceis, rápidas, cheias de sabor e nutricionalmente densas.

Todas as receitas são sem glúten e sem laticínios, feitas a pensar em toda a família, podendo ser feitas facilmente no dia-a-dia com os ingredientes que já temos em casa.

Para o almoço de hoje, sugerimos as bolinhas de frango e vegetais, disponíveis no seu mais recente livro de receitas. Bom apetite.

Ingredientes

2 peitos de frango
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimentão-doce
½ limão (sumo)
1 ovo
½ chuchu (podem trocar por outro vegetal: cogumelos, abóbora ou alho-francês)
50 g de brócolos (ou espinafres ou curgete)
1 colher de sopa de coentros
1 colher de sopa de salsa
1 colher de sopa de cebola

Para Panar

2 ovos
50 g de farinha de amêndoa

Preparação

Temperar o frango com sal, pimenta, alho em pó, pimentão-doce e sumo de limão. Deixar marinar pelo menos durante meia hora.

Introduzir o frango marinado e os restantes ingredientes (à exceção dos ingredientes para panar) num copo alto e triturar com a varinha mágica até obter uma pasta homogénea (pode utilizar um processador ou um robô de cozinha). Moldar pequenas bolinhas. Para panar, bater os ovos com um pouco de sal e pimenta. Primeiro, passar as bolinhas pela farinha de amêndoa, depois pelo ovo e, novamente, pela amêndoa.

As bolinhas podem ser fritas em azeite ou óleo de coco; para evitar que a farinha se solte, levar as bolinhas ao congelador durante 40 minutos antes de fritar. Ou podem ser cozinhadas no forno; neste caso, pulverizar com spray de azeite virgem extra, para que fiquem mais douradas.

Dieta Low Carb, de Ana S. Guerreiro