10 livros de 2019 imperdíveis, para os mais pequenos (e não só)

2019 está quase a terminar e decidimos olhar para as histórias que tornaram o nosso ano mais mágico. Entre biografias ilustradas, adaptações de clássicos do cinema e enciclopédias da natureza, nesta lista há livros para todos os gostos e idades – até para os adultos, pois, como lembra o Principezinho: «Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.»

como cozinhar uma criança, de afonso cruz

Afonso Cruz é um dos mais importantes autores da literatura portuguesa atual. Para além de escrever romances, é também autor de vários livros infantis e ilustrador.  Neste Como Cozinhar uma criança, apresenta uma história para desafiar o palato de pequenos e grandes leitores.

Com uma linguagem divertida e ilustrações originais, este livro tem a capacidade de colocar os mais novos a rir e os mais graúdos a pensar, contendo uma mensagem importante sobre educação e a necessidade de “cozinhar” crianças para não se tornaram adultos intragáveis.

O Nosso Planeta, de Matt Whyman

Baseado na série de grande êxito da Netflix (2019), O Nosso Planeta é uma gloriosa celebração visual do mundo. Com prefácio escrito por David Attenborough, o célebre naturalista britânico (que é também o narrador da série), este livro apresenta os diversos habitats e a forma como estes se relacionam entre si de um modo que é apelativo tanto para crianças como adultos.

Para além de ser educativo, contém ainda uma mensagem importante de preservação do planeta Terra, esse que é o único lugar onde todos nos sentimos em casa.

AQUI ESTAMOS NÓS, DE OLIVER JEFFERS​

Oliver Jeffers é um dos autores e ilustradores infantis mais respeitados da atualidade. Estes “Apontamentos para viver no Planeta Terra” foram escritos nos dois primeiros meses de vida do seu filho, e neles o autor procura explicar-lhe (e a todas as crianças) várias coisas sobre o nosso planeta e aqueles que o habitam.

Com ilustrações cativantes e um tom bem-humorado, este é um livro vivo e afectivo sobre o modo como o planeta e os seres vivos devem ser amados e respeitados.

PÁGINA DO LIVRO AQUI ESTAMOS NÓS, DE OLIVER JEFFERS.

O livro dos gatos práticos, de T. S. Eliot

Publicado pela primeira vez em 1939, O Livro dos Gatos Práticos do Velho Gambá é o famoso conjunto de poemas sobre gatos que o Nobel da Literatura, T.S. Eliot, foi escrevendo, durante a década de 30, em cartas para os seus afilhados. Eliot conta a história de gatos como o Mister Mistofélix, o velho Fortunato, Rufino Finório, ou o Mascarilho, em 15 poemas que fazem as delícias de todos os amantes de felinos (pequenos ou crescidos).

Serviu ainda de base para o famoso musical composto por Andrew Lloyd Webber, Cats, do qual poderá, em breve, ver a adaptação cinematográfica (veja o trailer aqui). Esta edição bilingue, com tradução de Daniel Jonas, conserva as ilustrações originais de Edward Gorey

Sophia, a menina do mar, DE Jorge Lima e Cristina Falcão

No ano em que comemoramos 100 anos desde o nascimento da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, surge esta biografia ilustrada que conta aos mais novos a sua história. Começando pela infância, o livro conta como o sonho de escrever levou Sophia a inspirar gerações e a contagiar quem a lê com a magia das suas palavras.

Com ilustrações que deslumbram miúdos e graúdos, esta é uma bonita homenagem a uma das autoras mais acarinhadas pelos leitores portugueses e uma forma apelativa de a apresentar aos mais novos. 

MARAVILHAS DA NATUREZA, de Matt Whyman

As imagens a aguarela desta coletânea são recopiladas a partir dos ‘Inventários ilustrados’, uma coleção concebida pela autora de livros infantis Virginie Aladjidi,  e desenhada por Emmanuelle Tchoukriel, artista formada em ilustração médica e científica. Contendo 457 estampas naturalistas, este livro permite observar a diversidade do mundo vivo em toda a sua glória.

Aqui, imagens e palavras conjugam-se pelo prazer visual e pelo prazer de classificar, resultando num livro de que tanto crianças como adultos podem desfrutar.

Greve, DE Catarina Sobral

Catarina Sobral é uma ilustradora e autora de livros infantis multipremiada. Foi a vencedora do Prémio Internacional de Ilustração na Feira do Livro de Bolonha 2014 com o livro O Meu Avô e do prémio The White Ravens 2014, atribuído pela Biblioteca Internacional de Munique, com Vazio. Com este seu mais recente livro, Greve,  recebeu uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração 2011.

Tendo já habituado os seus leitores a histórias profundamente originais, neste livro a autora imagina que,  um dia, todos os pontos decretaram greve. “Nas escolas, nos museus, nas fábricas, nos hospitais, ninguém se entendia. O ponto de fuga desapareceu. E o ponto verde. E o ponto de encontro. Tudo e todos chegavam atrasados. E era impossível fazer o ponto da situação. Até que …”

PÁGINA DO LIVRO GREVE, DE CATARINA SOBRAL.

o mONSTRO DAS CORES vai à escola, de Anna Llenas

Da coleção de livros que procura explicar as emoções  às crianças através das cores, saiu este ano, um novo volume intitulado O Monstro das Cores vai à escola. Neste, acompanhamos o Monstro das Cores no seu primeiro dia de escola e as suas emoções à medida que descobre as suas novas rotinas, espaços, e colegas.

Com uma linguagem simples e ilustrações cativantes, esta é uma leitura indispensável tanto para crianças como para pais e educadores.

karate kid

Da coleção «Filmes de todos os tempos» que conta já com os títulos Sozinho em casaRegresso ao Futuro e E.T. O Extraterrestresurge agora Karate Kid, baseado no filme de culto de 1984. Quando o jovem Daniel é alvo de bullying, o seu vizinho, o Sr. Miyagi, aceita treiná-lo para um torneio de karaté. Conseguirá Daniel conseguirá algum dia dominar esta arte?

Ilustrado magistralmente por Kim Smith, este livro é uma porta de entrada para os mais novos para um clássico do cinema que atravessou gerações e um convite à nostalgia para os mais velhos.

O Cuquedo e os Pequenos Aprendizes do Medo, de Clara Cunha

O Cuquedo de Clara Cunha surge em 2008 como uma “lengalenga original e muito divertida”. Desde então, tem feito sucesso entre os mais novos e chegou a receber uma  Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2008. Neste mais recente volume, a autora convida os pequenos leitores a explorar o medo na companhia dos pequenos aprendizes do medo. Quem serão eles?

Como os outros títulos da série, este livro conta com as ilustrações criativas de Paulo Galindro e é uma celebração da imaginação e da capacidade das crianças (e dos adultos que não deixam morrer a criança interior) de brincar ao fazer-de-conta.

PÁGINA DO LIVRO O CUQUEDO E OS PEQUENOS APRENDIZES DO MEDO, DE CLARA CUNHA (ILUSTRAÇÕES POR PAULO GALINDRO).